logo.gif









Filmes sobre a Ditadura Militar
Diversos filmes retrataram esse período na história do Brasil:

  • Pra Frente Brasil (1983)

Sinopse:
O filme retrata o ano de 1970, quando um homem de classe média é preso e torturado. Sua família procura por informações de seu paradeiro; porém, ele foi confundido com um ativista político. Era Jofre Godoi da Fonseca. Foi procurado por sua esposa e seu irmão, mas eles não receberam ajuda policial.

  • O que é isso Companheiro (1997)

Sinopse: Esse filme foi dirigido por Bruno Barreto e chegou a concorrer ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro. Retratava a história do grupo MR-8, que planejava o sequestro do embaixador americano, Alan Arkin, para que ele fosse trocado por presos políticos que estavam sendo torturados.

  • rolodefilme.jpgCabra Cega (2004)

Sinopse: Esse filme fala principalmente da relação entre Tiago e Rosa, que são militantes da luta armada. Tiago  é ferido  pela polícia e solicita abrigo na casa de um arquiteto chamado Pedro, solidário à causa. Vários acontecimentos ocorrem e fazem aparecer suspeitas entre os dois, além de surgir um caso de amor entre Rosa e Tiago, tendo os conflitos militares como pano de fundo.



  • O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Sinopse: Um casal, que era simpatizante da militância contra a Ditadura Militar, deixa seu filho com o avô, para se esconder da repressão policial. Eles prometem ao filho que voltariam no fim da Copa do Mundo de 1970. Mas, com a morte do avô do garoto, ele é levado para ser cuidado por um velho judeu. Ele passa a viver momentos antagônicos com os acontecimentos e pela campanha que o Brasil estava fazendo na Copa do Mundo.

  • Ação Entre Amigos (1998)

Sinopse: Quatro amigos que tentam assaltar um banco; porém, são pegos e brutalmente torturados em 1971. A namorada de um deles que estava grávida, acaba morta. Alguns anos depois, eles descobrem a localização de seu torturador e vão ao seu encontro com a intenção de matá-lo. Porém, acabam descobrindo que eles somente foram torturados porque foram traídos por uma pessoa do grupo.

  • Batismo de Sangue (2006)

Sinopse:
O filme fala sobre um convento de frades que iniciou uma resistência contra a ditadura. Cinco deles começam a ajudar um grupo de guerrilheiros, chamado de Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles se tornam suspeitos dos policiais e acabam sendo torturados.

  • cameradevideoantigaZuzu Angel (2006)

Sinopse: Esse filme retrata uma história real. A estilista, com nome homônimo ao filme, brigou com as autoridades militares para encontrar seu filho, Stuart Angel. Ele era do movimento estudantil e da luta armada. Foi torturado e morto. Ela acaba se tornando um problema cada vez maior para a ditadura militar.
 
  • Hércules 56 (2007)

Sinopse: Um documentário que conta a história de 15 presos políticos, trocados pelo embaixador americano, em 1969. Eles foram banidos do Brasil e foram levados para o México em um avião, chamado Hércules 56. Com a ajuda de várias entrevistas, eles relatam os fatos que se passaram naquela época.
Governo Militar
Governos Militares
Censura e Exílio
Torturas
Filmes
Fale Conosco
Mapa do Site








Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA